Dissertação

Hub para comunicação digital EVALUATED

Muitas organizações usam um sistema POTS em paralelo com um sistema VoIP, isto cria um problema de fiabilidade porque se o hardware que suporta o sistema falhar a reparação imediata pode ser muito difícil dada a escassez de peças no mercado. Posto este problema este trabalho tem como objectivo oferecer um sistema de reserva que permita á organização continuar o seu normal funcionamento e oferecer funcionalidades adicionais como uma extensão do sistema existente. Este problema pode ser resolvido utilizando um sistema que integre a tecnologia de comunicação WebRTC com as tecnologias VoIP oferecendo aos seus futuros utilizadores um sistema que lhes permita realizar chamadas através de uma aplicação Web sem necessidade de instalar qualquer tipo de código nativo. O sistema é composto por um servidor Web, um PBX Asterisk e um servidor IVR, o servidor Web é utilizado para distribuir uma aplicação Web, como servidor de sinalização para as comunicações WebRTC entre browsers e também para configurar o servidor Asterisk com os dados dos utilizadores. O servidor PBX Asterisk é usado para interligar a aplicação Web, distribuída pelo servidor, e os telefones VoIP existentes, por fim o servidor IVR oferece menus IVR dinâmicos escritos em NodeJS permitindo uma total integração com os serviços da Web. Com este sistema os utilizadores conseguem realizar todas as operações que um telefone real permite e além dessas conseguem procurar pessoas pelo seu nome podendo ligar assim que as encontrem e ainda rever as gravações que fazem antes do enviar.
Voz sobre IP, WebRTC, Asterisk, NodeJS, IVR, Desenvolvimento Web

Novembro 21, 2018, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Nuno De Oliveira e Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Jorge Daniel Sequeira Matias

Direção de Infraestruturas Computacionais (CC. 8420)

Engenheiro