Dissertação
Carregadores sem contacto para veículos elétricos em movimento EVALUATED
O carregamento de veículos elétricos (VE) em movimento sem contacto surge como a nova tendência no desenvolvimento do VE. A bateria deste tipo de veículos apresenta desvantagens como um grande peso, longo tempo para recarregar e autonomia de condução limitada, pelo que é desejável que o seu carregamento possa ser feito com o VE em movimento durante a viagem. As irregularidades da estrada, o curso das suspensões e a presença de objetos estranhos impõem uma distância de 5 cm a 15 cm entre os enrolamentos primário e secundário do transformador. De forma a definir o tipo de núcleo e o tipo de enrolamento a utilizar, foi realizada a caracterização por simulação de diferentes transformadores com baixo acoplamento magnético. Considerando o baixo valor do factor de acoplamento magnético que este tipo de Sistema de Transmissão de Energia apresenta, e o consequente impacto no rendimento, foi dimensionado e estudado uma solução, através da simulação e teste de várias topologias de conversores e transformadores, a diversas distâncias, com o intuito de obter uma solução que apresentasse desempenho adequado. Projectou-se um conversor ressonante série e procedeu-se à simulação do seu funcionamento, utilizando diferentes parâmetros: desfasagem entre tensão e corrente, afastamento entre primário/secundário e carga. Foi feita a simulação de um Rectificador Trifásico alimentando um dos inversores monofásicos colocados ao longo do troço, comandados por modulação - Single Pulse Modulation (Phase-Shift), utilizando uma malha de compensação ressonante série, a operar à frequência de 85kHz.
novembro 25, 2021, 10:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedrático