Dissertação

Utilização de um Conversor Multinível Modular num Sistema de Tração Ferroviária com Frenagem Regenerativa EVALUATED

Os sistemas ferroviários de transporte são extremamente necessários para a integração do mundo moderno. O desenvolvimento da eletrificação destes sistemas propiciou diversas vantagens, tais como promover maior velocidade, maior segurança, menor impacto ambiental e maior capacidade de transporte. Esta dissertação visa o estudo de um sistema de tração ferroviária alimentado a 25 kV- 50Hz, cujo funcionamento é baseado num conversor multinível modular devidamente controlado. Este trabalho simula o sistema existente nas locomotivas, que recebe a alimentação da rede através da catenária. Após a apresentação das principais topologias de conversão multinível baseadas em fontes de tensão, justificar-se-á a utilização de um conversor multinível modular neste trabalho. A modularidade e a bidirecionalidade do conversor são as características principais que tornam o seu uso interessante em sistemas de tração elétrica ferroviária. A simulação do sistema foi realizada por meio de um software específico e foram utilizados sistemas de controlo adequados para que se obtenha níveis de tensão e os demais parâmetros pretendidos. Para a validação do dimensionamento realizado, todos os resultados foram demonstrados graficamente.
Conversor Multinível Modular, Controlador, Bidirecionalidade, Transformador, Motor de Indução

janeiro 25, 2021, 18:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Sónia Maria Nunes dos Santos Paulo Ferreira Pinto

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado