Dissertação

Wireless Power Transfer System for Electric Vehicle Charging EVALUATED

A pesquisa sobre novas formas de carregar um veículo elétrico (VE) é um tema de pesquisa popular. Carregamento sem fios é uma das muitas tecnologias atualmente a ser investigadas e selecionadas para uma variedade de aplicações. Com esta tecnologia não existe nenhuma conexão física entre o VE e a estação de carregamento, proporcionando uma experiência agradável entre o veículo e o usuário.No entanto, levanta-se a questão sobre o quão bem esta se comporta em comparação com outras tecnologias de carregamento de VE. Esta tese estuda o comportamento de um protótipo de um sistema de transferência de energia sem fios para VE’s que foi projetado e construído para analisar e compreender o processo de carregamento sem fios. Uma primeira análise foi feita sobre os princípios de operação da transferência de energia sem fios apoiada no estado da arte das tecnologias utilizadas atualmente. O carregamento ressonante sem fios foi selecionado como o melhor candidato para o modelo de protótipo com base nas demandas físicas e de energia. Um protótipo de carregador indutivo de 100 W usando um tanque ressonante foi projetado e testado usando o software Simulink e Matlab. Dimensionou-se e simulou-se um controlador para controlar a tensão de carga. Foi construído um protótipo à escala realizaram-se testes experimentais para validar a topologia proposta e o controlador. Os resultados obtidos foram analisados e as conclusões foram tiradas em relação ao desempenho geral do carregador indutivo ressonante.
Carregamento sem fios, Veículos Elétricos, Transferência de energia, Tanque ressonante, Carregador indutivo

janeiro 27, 2021, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Sónia Maria Nunes dos Santos Paulo Ferreira Pinto

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado

ORIENTADOR

Pedro Miguel Batista de Sousa Correia da Costa

Área Científica de Energia (Energia)

Especialista