Dissertação
Evaluation of Train Communications Interference-Free Regions along Rail Tracks EVALUATED
Esta tese aborda a compatibilidade entre sistemas de telecomunicações ferroviárias (GSM-R, LTE-R e BBRS) e sistemas externos que utilizam frequências adjacentes. Um modelo para analisar esta compatibilidade foi desenvolvido e implementado em MATLAB. Uma estimativa de interferência é realizada com base na distância do transmissor do interferente ao recetor da vítima. Esta estimativa é depois utilizada tanto para o cálculo da distância máxima de comunicação, útil para uma implantação adequada de estações base / pontos de acesso ferroviários em cenários de interferência, como para o cálculo da queda no ritmo de transmissão a que sistemas de telecomunicações ferroviárias já instalados podem estar sujeitos. As fontes de interferência consideradas para as análises do GSM-R e do LTE-R são as redes públicas de GSM e UMTS; para a análise do BBRS são considerados dispositivos Wi-Fi. Os resultados obtidos para o GSM-R permitem concluir que distâncias entre as estações base ferroviárias mais baixas do que as implantações usuais podem ser necessárias quando uma estação base interferente está a menos de 1.5 km da via férrea. Para o LTE-R, fazendo-se o reuso dos mastros das estações base do GSM-R, uma estação base interferente instalada a menos de 2.2 km da via férrea pode fazer com que o ritmo de transmissão caia abaixo dos valores que o serviço de voz requer. Para o BBRS, um dispositivo Wi-Fi emitindo a uma distância inferior a 65 m de um ponto de acesso ferroviário pode fazer com que sejam necessárias distâncias máximas de comunicação inferiores a 300 m.
outubro 27, 2020, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Manuel De Jesus Sousa Correia
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado