Dissertação
Gait VR: Gait Rehabilitation Monitor and Cardiac Assessment EVALUATED
A fisioterapia tem vindo a tornar-se, ao longo dos anos, imprescidível na recuperação de membros do corpo humano. No entanto, para uma rápida recuperação, esta necessita também que os doentes realizem a terapia fora das suas sessões, o que nem sempre acontece por falta de motivação. Para solucionar este problema, a Gamificação foi introduzida na terapia. Desta forma, os doentes procuram atingir todos os níveis do jogo, o que permite uma melhor e mais eficiente recuperação. A introdução da Realidade Aumentada, bem como da Realidade Virtual, neste campo da medicina, contribui para que esta terapêutica seja mais eficaz e mais rápida. Neste sentido, o principal objetivo deste projeto é a criação de um jogo sério que ajude a melhorar a recuperação funcional dos membros inferiores. Este jogo será construído com a plataforma Unity3D, e o projeto irá utilizar o Microcontrolador RFduino, o Sensor Structure, e o Apple Watch. Para ajudar a programar este projeto, plataformas como Swift, PHP, MySQL e Arduino também serão usadas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, mostrando que jogos de reabilitação podem ajudar os doentes a ter uma melhor recuperação num menor espaço de tempo, fornecendo informações que de outra forma não estariam disponíveis. No futuro, uma melhoria a realizar neste projeto seria o jogo adaptar-se ao jogador.
novembro 20, 2020, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Manuel Brito da Silva Girão
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedrático