Dissertação
Coordenação da análise de segurança operacional entre áreas de rede EVALUATED
A Rede Nacional de Transporte surgiu em Portugal como consequência de um aumento significativo do consumo e da produção de electricidade. Ao longo dos anos a sua dimensão foi aumentando tornando-se mais complexa e na segunda metade do século XX os lados português e espanhol decidiram criar a primeira ligação entre eles. Esta interligação era muito importante porque ligava Portugal aos restantes países europeus. A partir daí, o funcionamento da Rede Nacional de Transporte tem de seguir as regras europeias. Por outro lado, se algum outro país europeu tiver um incidente na sua rede, pode afectar todos os países, especialmente os mais próximos. O número de incidentes cresce muito, pois muitos países estão conectados. Assim, fica evidente que a coordenação entre os países é uma necessidade. Uma nova metodologia foi definida em 2019 a nível europeu, pela Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia, sendo estudada nesta dissertação. Cada Operador do Sistema de Transmissão deve aplicá-la para a Coordenação de Análise de Segurança Operacional, comunicando-se com todas as partes interessadas. Nesta dissertação desenvolve-se uma ferramenta de cálculo baseada na metodologia proposta, com o objectivo de identificar a área de observabilidade e as contingências externas relevantes para a análise de segurança do Sistema Eléctrico Nacional. Ajustando alguns valores na aplicação, é possível definir esta área e analisar como diferentes limites a podem afectar. A ferramenta desenvolvida permite identificar as regiões da rede espanhola que, devido à ocorrência de incidentes, têm maior probabilidade de afectar a rede portuguesa.
janeiro 28, 2021, 8:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar