Disciplina Curricular

Regime Transitório em Redes RTR

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006

Contextos

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Energia

Período:

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Energia > Redes e Sistemas de Energia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Modelar o Sistema de Energia Eléctrica (SEE) em regime dinâmico. Analisar, numa óptica sistémica, os transitórios electromecânicos e electromagnéticos, e apresentar os métodos computacionais aplicáveis.

Programa

Transitórios Electromagnéticos Tipos de sobretensão. Sobretensões de Manobra: Disjuntores; Tipos de disjuntores; Corte de uma corrente de curto-circuito; Tensão de Restabelecimento e Tensão Transitória de Restabelecimento (TTR); Representação normalizada das TTR; Tensão de Restabelecimento à frequência nominal; Corte de correntes capacitivas; Corte de correntes de magnetização; Ferroressonância; Propagação das ondas electromagnéticas em linhas; Defeito quilométrico. Cálculo digital de transitórios electromagnéticos: Elementos de parâmetros concentrados; Elementos de parâmetros distribuídos; Elementos não lineares; Equações nodais; Alterações de topologia. Transitórios Electromecânicos Modelos das máquinas síncronas; Equação de oscilação; Critério de igualdade das áreas; Modelo clássico - solução no domínio do tempo por integração numérica; Modelos do regulador de tensão; Modelos dos reguladores carga-velocidade; Solução no domínio do tempo do modelo completo. Oscilações de baixa frequência e Estabilidade de Tensão Técnicas de Linearização de sistemas multi-máquinas; Determinação dos valores próprios e factores de participação; Influência dos parâmetros na estabilidade de tensão: bifurcações de Hopf; Estabilizadores de sistemas de potência (PSS).

Metodologia de avaliação

Avaliação continua: Problemas para classificação realizados nas aulas práticas e Trabalhos de Laboratório – peso 40% da classificação final. Nota mínima dos trabalhos de Laboratório : 10 valores. Exame: peso 60% da classificação final. Nota mínima: 9 valores.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre