Disciplina Curricular

Máquinas Eléctricas MEle

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006

Contextos

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Energia

Período:

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Energia > Electromagnetismo Aplicado e Conversão de Energia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a frequência da disciplina os alunos devem adquirir as competências: Saber resolver circuitos magnéticos, nomeadamente com saturação magnética. Descrever os elementos construtivos do transformador e suas funções. Calcular o regime permanente (equilibrado e desequilibrado) de transformadores trifásicos. Determinar as forças electromagnéticas e aplicar metodologias para representar sistemas electromecânicos por parâmetros concentrados. Descrever funcionalmente os elementos construtivos das máquinas eléctricas rotativas mais comuns e quantificar seus princípios de funcionamento. Quantificar perdas e rendimento dos processos de conversão de energia. Usar modelos de circuitos das máquinas eléctricas rotativas usuais para quantificar o regime permanente e suas características. Descrever e quantificar o funcionamento e formas de comando das máquinas eléctricas (geradores e motores).

Programa

- Circuito magnético: Efeito de um entreferro, Perdas no ferro. - Transformadores: Soluções construtivas para o circuito magnético, Representação do transformador trifásico por circuitos equivalentes e sua aplicação ao regime permanente equilibrado e desequilibrado, Paralelo de transformadores. - Fundamentos da conversão electromecânica de energia. Elementos constitutivos de um conversor elementar. Cálculo das forças electromagnéticas e obtenção de um modelo dinâmico. Exemplos de modelização e análise do funcionamento de dispositivos electromecânicos. - Aspectos construtivos das máquinas eléctricas rotativas. Campo girante de f.m.m., pólos e obtenção de binário médio, Enrolamento trifásico de dupla camada. - Aspectos construtivos das máquinas de CC. Modelo da máquina de CC. Determinação do binário electromagnético e da f.e.m., Características de funcionamento em regime motor e gerador, Aplicações das Máquinas de CC - Soluções construtivas da máquina assíncrona, Regime permanente e sua representação por circuitos equivalentes, Funcionamento (motor e gerador) em regime equilibrado. Aplicações das Máquinas Assíncronas em sistemas de velocidade variável: uma introdução. - Soluções construtivas das máquinas síncronas, Representação da máquina síncrona por circuitos, Modelo em componentes de Park. Regime permanente e normal de funcionamento, Aplicações da Máquina Síncrona: funcionamento gerador e funcionamento motor.

Metodologia de avaliação

Exame >= 9,5 75% Prática / Lab >= 9,5 25% 4 relatórios /oral

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre