Disciplina Curricular

Bioquímica e Biologia Molecular BBM

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006

Contextos

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Biologia Computacional

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na unidade curricular de BBM pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos fundamentais acerca da Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, proporcionando a base para a compreensão dos conteúdos programáticos de UCs da especialidade da área das Ciências Biológicas previstas nos anos seguintes dos Curricula de vários cursos do IST. A UC inicia-se com uma introdução acerca da estrutura e função das principais macromoléculas biológicas, seguida por uma introdução ao metabolismo e à bioenergética. A UC foca ainda uma introdução ao estudo da Biologia Molecular, dando enfase à forma como a célula armazena e expressa a informação genética. Nas aulas laboratoriais são introduzidas técnicas básicas de Bioquímica e Biologia Molecular, visando completar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos.

Programa

Biologia Celular e Bioquímica - Evolução molecular pre-biótica. A célula procariota e eucariota. Diversidade cellular. Estruturas celulares e função. Os domínios da vida (Archaea, Bacteria, Eukarya). A molécula de água: estrutura e propriedades. Estrutura e função das macromoléculas biológicas. Aminoácidos, Proteínas. Enzimas. Cinética enzimática. Glúcidos; monossacáridos e polissacáridos. Ácidos gordos, triglicéridos, fosfolípidos e outros lípidos; membranas biológicas. Nucleótidos e Ácidos nucleicos (DNA e RNA). Glicólise e gluconeogénese. Descarboxilação oxidativa do piruvato. Ciclo do citrato. Transporte electrónico e fosforilação oxidativa. Vias de degradação dos lípidos e das proteínas. Fotossíntese. Biologia Molecular - A estrutura do gene e do cromossoma. Mecanismos da replicação, reparação e recombinação do DNA. Transcrição e síntese proteica. Regulação da expressão genética - Em procariotas: controlo da transcrição: indução, repressão catabólica e atenuação; estruturas operónicas; o operão da lactose e do triptofano. Em eucariotas: regiões promotoras e activadoras; factores de transcrição. Ciclo celular e seu controlo; mitose e meiose.

Metodologia de avaliação

O ensino é realizado em aulas teóricas interactivas utilizando o PowerPoint e o vídeo. Em simultâneo, nas aulas laboratoriais, recorre-se à componente prática para elucidar e complementar os conceitos teóricos. São ainda disponibilizados aos alunos um conjunto alargado de material suplementar (recursos multimédia, vídeos) exemplificativos dos conteúdos lecionados nas aulas. Por fim os alunos são aconselhados a utilizarem a bibliografia indicada com vista a aperfeiçoarem os conhecimentos adquiridos. Método de avaliação: -Aulas teóricas: dois testes (nota mínima em cada um dos testes - 9,0 valores) (75% da nota final) -Aulas de laboratório: as aulas de laboratório são de frequência obrigatória. Os alunos (grupos de três) devem preparar relatórios (25 % da nota final) relativos a cada um dos trabalhos propostos.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre