Disciplina Curricular
Processamento da Fala PF
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Sistemas, Decisão e Controlo
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Sistemas, Decisão e Controlo > Sistemas e Sinais
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos dominem os princípios e técnicas básicas da codificação, síntese e reconhecimento de fala.
Programa
A matéria encontra-se estruturada em 7 capítulos. No primeiro capítulo, de carácter introdutório, apresentam-se os objectivos da disciplina e as principais aplicações da síntese e do reconhecimento de fala e revêm-se os conceitos necessários de PDS (processamento digital de sinais). No segundo capítulo, discute-se de uma forma necessariamente breve o modo como os humanos geram e interpretam fala, descrevendo os mecanismos de produção e audição da fala e incluindo algumas noções sobre percepção. Os 4 capítulos seguintes estudam o modo como os computadores simulam esse funcionamento humano, incluindo sucessivamente, técnicas de análise do sinal de fala, modelos de codificação e metodologias de conversão texto-fala (síntese) e fala-texto (reconhecimento). Este último capítulo inclui não só a área do reconhecimento da fala propriamente dito, mas também a área do reconhecimento do orador e da língua. O capítulo final é dedicado a aplicações, nomeadamente no campo de processamento de sinais multimédia, sistemas de diálogo, sistemas de tradução fala-para-fala e aplicações de e-learning e e-health. O programa tem frequentemente incluído palestras extra-curriculares que têm sido leccionadas por investigadores estrangeiros ou de outras faculdades em Portugal e também visitas de estudo.
Metodologia de avaliação
A avaliação será feita através de um conjunto de Trabalhos (3) + Mini-testes (3) e uma monografia. Para além dos 3 Trabalhos (T1 a T3), haverá um trabalho inicial, T0, cujo objectivo é familiarizar os alunos com as ferramentas que irão utilizar na componente prática da disciplina e que não conta para a nota. O trabalho T1 tem por objectivo o acompanhamento da matéria e a prática com sinais de fala reais logo desde o início do semestre.