Disciplina Curricular
Automação de Processos Industriais APInd
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Sistemas, Decisão e Controlo > Decisão e Controlo & Robótica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Sistemas, Decisão e Controlo
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objecto da cadeira é o contacto com dispositivos evoluídos para resolução de problemas de automação em tempo real. Com esse objectivo estudam-se metodologias de análise de sistemas de eventos discretos e de e síntese na forma de controladores de supervisão. Análise de sistemas para automação industrial. Metodologias para a implementação de soluções em automação industrial. Linguagens de programação de Autómatos Programáveis (PLCs). Máquinas de Controlo Numérico Computorizado. Modelação de Sistemas de Eventos Discretos. Supervisão de Processos de Automação Industrial.
Programa
1 - Introdução à Automação - Lógica cablada e lógica programada. Introdução às metodologias de descrição de problemas. 2 - Introdução aos PLCs - Componentes constituíntes dos PLCs. Estrutura interna e funcionamento. Interfaces de I/O. Interligação entre PLCs 3 - Linguagens de Programação de PLCs - Ladder diagrams; Instruction List; Structured Text. Descrição dos componentes de uma linguagem típica. Estruturas de controlo de fluxo. Ambientes de desenvolvimento. 4 - GRAFCET - A norma GRAFCET e técnicas de modelação. 5 ? CAD/CAM e Máquinas CNC - Tipos de máquinas e seu funcionamento. Métodos de interpolação para geração de trajectórias. Utilização em células de fabricação flexível. 6 ? Sistemas de Eventos Discretos - Modelação de SEDs. Autómatos. Redes de Petri: dinâmica e modelação. Modelos restritos e estendidos. Subclasses de redes. 7 - Análise de Sistemas de Eventos Discretos ? Metodologias e propriedades de SEDs. 8 - SEDs e Automação Industrial - Relação GRAFCET/Redes de Petri. Análise das soluções de automação industrial por analogia com os SEDs. 9 ? Supervisão de Sistemas de Automação Industrial - Controlo supervisionado de SEDs. Síntese de controladores.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste em dois trabalhos de laboratório e um exame final. Em cada semana entrega-se uma folha de acompanhamento da concretização do laboratório e no final entrega-se um relatório final, valendo cada 25% para a nota final. Cada grupo de licenciatura é constituído por até três alunos. Serão efectuados dois exames finais. A nota mínima para cada componente de avaliação é de 9.5 valores e os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de efectuar uma discussão oral.