Disciplina Curricular
Sistemas de Controlo Distribuído em Tempo Real SCDTR
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Sistemas, Decisão e Controlo > Decisão e Controlo & Robótica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Sistemas, Decisão e Controlo
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos os conceitos e ferramentas necessárias à implementação de sistemas de controlo em tempo real em ambientes distribuídos, nomeadamente: 1) Conhecimentos nas áreas do projecto de sistemas de controlo tendo em vista as restrições colocadas quer pela dinâmica do sistema a controlar quer pela diversas técnicas de implementação disponíveis. 2) Capacidade de conceber e analisar sistemas controlo em tempo real utilizando soluções distribuídas baseadas em CAN BUS e Ethernet. 3) Experiência no desenvolvimento de soluções para controlo em tempo real, sobre PCs e microcontroladores.
Programa
No decorrer do curso, assumem especial relevância os seguintes tópicos: i) Introdução aos sistemas de controlo em tempo real. Definições, classificação e requisitos temporais. ii) Arquitecturas de hardware para aplicações em tempo real. iii) Noções de arquitecturas embebidas de processadores digitais de sinal e micro controladores. iv) Programação orientada por objectos em sistemas de controlo em tempo real. A linguagem C++. v) Sistemas operativos. Sistemas operativos multi-processo em tempo real. vi) Redes locais de computadores para controlo. Nível de ligação de dados. Exemplos de redes locais para controlo e automação. vii) Estudo detalhado da rede para controlo e automação "CAN BUS". viii) Implementação de controladores em tempo discreto. Introdução, transformada Z (revisões), discretização de controladores em tempo contínuo (revisões), ix) Implementação da estrutura de controlo PID, métodos de sincronização da cadeia de controlo. x) Comutação macia de controladores, saturação da acção integral, algoritmos de velocidade para a implementação de controladores. Estudo de um caso real. xi) Integração de sistemas em redes para controlo em tempo real.
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos consistirá nas seguintes componentes: 10% ? Avaliação contínua no laboratório. 20% ? 1º trabalho. 20% ? 2º trabalho. 35% ? 3º trabalho, desempenho, relatório e apresentação do trabalho. 15% ? Discussão de matérias não abordadas nos trabalhos. No laboratório, nos trabalhos e no semi-projecto os alunos deverão estar organizados em grupos de 2 ou 3, os quais serão os mesmos em todas as componentes da avaliação. Estimativa das horas de estudo: 3 horas por semana.