Disciplina Curricular
Electrónica Rápida ER
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Electrónica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Telecomunicações > Formação Complementar a Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Electrónica > Electrónica e Sistemas Integrados
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos a competência para: 1) analisar circuitos electrónicos, analógicos e digitais, em muito altas-frequências. 2) Projectar, com recurso a meios computacionais, bem como a instrumentação e técnicas de medida laboratoriais para altas-frequências, sistemas de electrónica rápida.
Programa
1. Características das microondas e das ondas milimétricas.Circuitos planares em microondas e aplicações. 2. Matriz de Dispersão. Relações com as matrizes de impedância e de admitância. Linhas de transmissão. Linhas microfita. Elementos concentrados. 3. Malhas de Adaptação de Impedância e Filtragem. Redes de adaptação sem perdas. Adaptação de impedâncias com elementos concentrados e distribuídos recorrendo à carta de Smith. Transformação de impedâncias. Filtros com elementos distribuídos. Síntese e optimização. Ferramentas de CAD. 4. Amplificadores. Ganho de transdução de um diporto activo. Circunferências de ganho constante. Factor de ruído. Circunferências de factor de ruído constante. Comportamento não linear. Gama dinâmica. Polarização. Amplificadores de Potência. Classes de amplificação. Montagens compostas. Acopladores. Concretização em CI monolótico e em circuitos híbridos. 5. Misturadores. Misturadores analógicos a díodos. Estruturas equilibradas. Híbridos em quadratura e em anel. Misturadores com rejeição de imagem. Misturadores activos. Concretização em circuito integrado monolítico e em circuitos híbridos. 6. Osciladores. O conceito de condutância ou resistência negativa aplicada ao projecto de osciladores com transístores. Técnicas de simulação. Projecto de osciladores para a máxima potência adicionada. Estabilidade da oscilação e sincronização. Osciladores controlados por tensão (VCOs) 7. Lógica ECL. Generalidades sobre a família ECL Família ECL 10K: Características estáticas e dinâmicas. Regras de projecto de sistemas lógicos com tecnologia ECL. Técnicas de interligação em circuitos ECL: linhas não terminadas; linhas terminadas em paralelo e em série; linhas com resistência série de atenuação. Reflectometria no domínio do tempo.
Metodologia de avaliação
A avaliação é feita por dois testes ou exame com peso 70% e apreciação dos resultados obtidos em três trabalhos de laboratório com peso 30%. A nota mínima do exame é 8. Não há nota mínima nos testes, embora a sua média deva ser maior ou igual a 8. A nota mínima na média dos laboratórios é 10 e só um deles pode ter nota inferior a 10.