Disciplina Curricular
Sistemas Electrónicos de Processamento de Sinal SEPS
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Electrónica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Electrónica > Sistemas Electrónicos de Computadores
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Projectar sistemas para adquirir e processar sinais contínuos ou discretos no tempo. Realizar circuitos para processar sinais contínuos em amplitude e no tempo, discretos no tempo e digitais (discretos no tempo e na amplitude). Ensinar técnicas de processamento de sinal adequadas aos diferentes tipos de processadores de sinal.
Programa
Amostragem e aquisição de sinais: Amostragem de sinais passa-baixo e passa-banda. Ruído de sobreposição espectral. Conversores A/D e D/A. Ruído de quantificação. Processamento de sinais: Processamento de sinal multi-ritmo, com ênfase na aplicação aos moduladores e desmoduladores digitais de rádio-frequência (software radio). Transformações de frequência analógico ↔ digital. Transformadas de Hilbert, Fourier e ôndulas. Projecto de filtros digitais e de osciladores. Malhas de captura de fase digitais e aplicações. Controlo automático digital de amplitude. Moduladores e desmoduladores digitais. Sincronismo de portadora em sistemas de comunicação digital. Filtros adaptativos: estruturas e algoritmos de adaptação. Igualização adaptativa. Cancelamento adaptativo de eco e de ruído. Processadores de sinal: Arquitecturas eficientes para processamento de sinal. Representação numérica. Efeito da quantificação. Estudo detalhado do processador TMS320Cxx e das ferramentas de desenvolvimento.
Metodologia de avaliação
Realização obrigatória de 4 trabalhos de laboratório. Realização de dois testes: o 1º teste a meio do semestre e o 2º teste coincidente com a 1ª data de exame. A nota final é calculada como a média ponderada dos testes ou do exame (50%) e do laboratório (50%). A nota mínima na média dos 2 testes ou no exame é de 8 valores.