Disciplina Curricular
Sensores e Actuadores SA
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Electrónica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Sistemas, Decisão e Controlo > Formação Complementar a Sistemas, Decisão e Controlo
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Electrónica > Sistemas Electrónicos de Computadores
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivo o estudo de sensores e actuadores para vários domínios de aplicação. Pretende-se que os alunos, ao realizar esta disciplina, sejam capazes de compreender os princípios físicos dos mecanismos básicos de transdução em diferentes tipos de sensores e actuadores, de identificar as características que limitam o funcionamento de um sensor, de escolher os sensores e actuadores adequados a uma determinada aplicação, de projectar os circuitos electrónicos de acondicionamento de sinal (amplificação, filtragem, etc.) necessários aos sensores e actuadores, e de desenvolver sistemas que incluam sensores e actuadores.
Programa
Parâmetros característicos dos sensores que determinam o seu desempenho. Princípios físicos da transdução. Circuitos electrónicos de acondicionamento de sinal e interface. Sensores de temperatura, de movimento (deslocamento, velocidade e aceleração), de posição, de força, de binário, de contacto (tácteis), humidade e acústicos. Actuadores electromecânicos, pneumáticos e hidráulicos. Redes de sensores sem fios.
Metodologia de avaliação
Exame final, escrito ou preferencialmente oral (peso 50%); trabalho prático laboratorial tipo mini-projecto com apresentação oral pública(peso 30%); monografia escrito em inglês em formato artigo IEEE com apresentação oral pública(20%).