Disciplina Curricular
Arquitecturas Avançadas de Computadores AAC
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Electrónica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Computadores
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Computadores > Arquitectura de Computadores
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Electrónica > Sistemas Electrónicos de Computadores
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo principal da disciplina de Arquitecturas Avançadas de Computadores é criar competências para analisar e desenvolver sistemas de computadores. A análise envolve os modernos processadores de uso geral com estruturas super-escalares, e os sistemas hierárquicos de memória com suporte para memória virtual gerida pelos sistemas operativos. Na componente de desenvolvimento, o objectivo da disciplina é fornecer ferramentas de projecto e teste de processadores RISC associados aos sistemas de memória.
Programa
- Arquitecturas RISC, nomeadamente as unidades de controlo e caminho de dados, analisando-se as diferentes técnicas para a resolução de conflitos inerentes ao processamento em pipeline - Estudo de técnicas para explorar o paralelismo ao nível das instruções, de forma estática, pelo compilador, ou dinamicamente pelo hardware - Análise de técnicas para explorar paralelismo nos processadores super-escalares (Pentium, AMD, PowerPC, etc) e VLIW (Transmeta Crusoe, TMS6xxx) e em arquitecturas especializadas, como o Trimedia e a Sony Playstation3 - Estudo dos sistemas de memória virtual (Cache -> Memória Principal -> Disco) e respectiva interligação com o processador e os dispositivos de I/O - Análise de técnicas para programação eficiente dos sistemas
Metodologia de avaliação
Existem dois métodos de avaliação. A. Avaliação por testes e mini-projectos (para os alunos que compareçam a algum dos testes). 1. quatro mini-projectos (10% para cada um) com avaliação obrigatória e nota mínima de 9,5 valores para cada um (os mini-projectos são executados por grupos de 2 alunos, excepcionalmente de 3; as notas são individuais e resultantes das discussões por grupo dos mini-projectos);