Disciplina Curricular
Projecto de Sistemas Digitais PSD
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Electrónica
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Computadores
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Computadores > Arquitectura de Computadores
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Electrónica > Sistemas Electrónicos de Computadores
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos as competências para: · Projectar de modo estruturado sistemas electrónicos digitais de complexidade média. · Compreender e aplicar as técnicas fundamentais de síntese e optimização a nível arquitectural. · Simular e sintetizar sistemas digitais utilizando linguagens de especificação de hardware. · Compreender e utilizar as funcionalidades das ferramentas de projecto assistido por computador. · Implementar sistemas digitais utilizando dispositivos lógicos programáveis (FPGAs e PLDs).
Programa
Introdução ao projecto estruturado de sistemas electrónicos digitais utilizando dispositivos lógicos programáveis (FPGAs e PLDs). Introdução às ferramentas de projecto assistido por computador. Especificação e modelação de projecto utilizando linguagens de descrição de hardware. Conjunto fundamental de elementos VHDL para modelação e síntese automática de circuitos combinatórios e sequenciais. Arquitecturas de sistemas de microprocessamento digital. Estratégias para optimização de arquitecturas. Síntese arquitectural: técnicas básicas de escalonamento, alocação e atribuição de recursos. Técnicas de redução do consumo de potência. Metodologias de sincronização temporal. Metodologias de síntese lógica: síntese de máquinas de estado, optimização lógica e mapeamento tecnológico; unidades de controlo e unidades de dados; síntese de circuitos pipelined. Técnicas de simulação lógica e funcional. Tecnologias de agregados lógicos programáveis. Dispositivos baseados em tecnologia de memória estática CMOS. Circuitos assíncronos: técnicas de implementação, protocolos de sinalização, arbitragem. Sistemas globalmente assíncronos e localmente síncronos.
Metodologia de avaliação
A nota final é obtida por avaliação contínua através da realização de 3 projectos de desenvolvimento em laboratório, com discussão oral (por grupo) dos relatórios de projecto e da matéria leccionada correspondente. A avaliação contínua pode ser complementada por um exame final de síntese de toda a matéria leccionada que contribuirá até um máximo de 50% para a nota final.