Disciplina Curricular
Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas PROE
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar aos alunos uma formação sólida sobre ondas electromagnéticas, na perspectiva da sua utilização nos sistemas modernos de telecomunicações, radares e redes de computadores. Concretiza-se este objectivo estudando os conceitos e princípios básicos da propagação guiada e em espaço livre, e de algumas antenas. Aplicam-se os conhecimentos adquiridos no estudo de sistemas de radar e de radiocomunicações.
Programa
Conceitos Fundamentais Ondas planas em meio ilimitados. Caracterização de meios dieléctricos e condutores. Polarização. Potência transportada. Reflexão e refracção em superfícies planas. Propagação Guiada Linhas de Transmissão Efeitos de alta frequência. Linhas de transmissão sem e com perdas. Tensão e corrente ao longo de uma linha. Carta de Smith. Adaptação de impedâncias. Guias Metálicos Guias metálicos de planos paralelos e de secção transversal rectangular. Modos. Equação de dispersão, frequências de corte, velocidades de fase e de grupo, diagrama de Brillouin. Transporte de potência e atenuação. Fibras Ópticas Modos. Parâmetros normalizados. Fibras ópticas unimodais e multimodais. Dispersão e atenuação. Capacidade de transmissão de informação. Radiação Antenas elementares: dipolo eléctrico de Hertz e espira pequena. Parâmetros fundamentais das antenas. Dipolos lineares. Monopolos. Agregados. Teoria das imagens. Interacção entre antenas. Aplicação de Ondas Electromagnéticas O radar e as radiocomunicações como exemplos de aplicação de ondas electromagnéticas. Equação do radar. Fórmula de Friis. Interferência entre o raio directo e o raio reflectido numa radiocomunicação.
Metodologia de avaliação
A avaliação tem 3 componentes: 2 testes e/ou exame (80%), avaliação nas aulas de problemas (10%) e avaliação nas aulas de laboratório (10%). Os testes realizam-se a meio e no final do semestre. Na data de exame os alunos podem repescar um dos testes. Nota mínima de 8,5 valores em cada prova. A avaliação contínua nas aulas de problemas é constituída por 2 avaliações orais (individuais) e 2 avaliações escritas (em grupo) da resolução de problemas previamente sorteados. A avaliação contínua nas aulas de laboratório é constituída pelos 3 relatórios feitos (em grupo) durante as aulas e entregues no final de cada uma. Orais obrigatórias para classificações superiores a 17 ou quando o corpo docente não estiver esclarecido.