Disciplina Curricular
Electrónica I E-I
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos a competência para: 1)analisar circuitos electrónicos básicos analógicos e digitais; 2)realizar amplificadores usando circuitos electrónicos básicos; 3)realizar funções de processamento de sinal com amplificadores operacionais.
Programa
Famílias lógicas NMOS e CMOS. Portas lógicas (primitivas, complexas, de passagem, lógica de 3 estados tri-state). Funcionalidade, desempenho e consumo de potência. Característica de transferência. Margens de ruído. Resposta no tempo. 2.Circuitos Básicos Analógicos Andares de amplificação: montagens elementares (ganhos, impedâncias de entrada e de saída). Resposta em frequência. Andar cascode com transístores bipolares (TJB)s e MOS (TMOS). Fontes de corrente com TJBs e com TMOS. Andares de saída em classe A, B e AB e D. Propriedades térmicas de dispositivos. 3. Amplificadores Operacionais Par diferencial. Estrutura de um amplificador operacional (AMPOP). Ganho diferencial e ganho comum. CMRR. Erros de polarização: tensão de desvio e correntes de entrada. Resposta em frequência. Limites dos AMPOP: Slew-rate, gamas dinâmicas de entrada e de saída, ruído, distorção harmónica. 4. Circuitos com Amplificadores Operacionais Montagem inversora e não inversora, somador, subtractor e conversor corrente tensão. Integrador e diferencidador. Rectificadores de precisão. Amplificador logarítmico e exponencial. Aplicações.
Metodologia de avaliação
Componente contínua: frequência obrigatória (com aprovação) do Laboratório. Quatro trabalhos de laboratório realizados em grupos de três alunos (20%), com componente colectiva (relatório) e individual (de acordo com o modelo pedagógico) (20%). Nota mínima de 9,0 valores. Componente integradora: exame ou dois testes (40%). Nota mínima de 8,0 valores.