Disciplina Curricular
Análise de Circuitos AC
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006
Contextos
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Grupo: MEEC 2006 > 1º Ciclo
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A importância de ACIR dispensa longas justificações. É uma UC obrigatória em qualquer escola universitária onde se ministrem cursos de engenharia eletrotécnica. Trata-se de uma UC, da área dos fundamentos, que tem como objetivo genérico proporcionar formação básica -transversal às diversas especialidades em EEC- na área dos circuitos elétricos em regime estacionário ou quase estacionário. No final do semestre, os alunos devem ter adquirido competências suficientes para, perante um circuito, uma rede, uma associação de diportos lineares, uma montagem com díodos e/ou amplificadores operacionais, conseguirem formular as respetivas equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência e, resolvê-las -determinando as respetivas tensões e correntes elétricas.
Programa
1) Conceitos fundamentais em circuitos elétricos lineares: grandezas elétricas, componentes passivos e ativos, convenções de sinais, conservação da energia, linearidade e sobreposição. 2) Análise de circuitos resistivos em regime estacionário: leis de Kirchhoff, divisores de tensão e corrente, dualidade, teoremas de Thévenin e de Norton. 3) Análise de redes: noções de topologia, equações topológicas, ortogonalidade, teorema de Tellegen, equações de constituição, redução do número de equações da rede, métodos dos nós e das malhas. 4) Regime dinâmico de circuitos lineares: variáveis de estado, resposta de circuitos de primeira ordem a estímulos do tipo escalão e impulso. 5) Análise de circuitos no domínio da frequência: grandezas sinusoidais, amplitudes complexas, operadores impedância e admitância, circuitos de primeira e de segunda ordem, filtros passivos, circuitos excitados por sinais não sinusoidais. 6) Diportos lineares: matrizes de imitância, híbridas e de transmissão, conexões de diportos, reciprocidade e simetria. 7) Circuitos com díodos: característica passiva não-linear, modelos do díodo, aplicações do díodo (circuito limitador, circuito protetor, circuitos retificadores de meia onda e onda completa, portas lógicas). 8) Circuitos com amplificadores operacionais: característica ativa não-linear, modelos do Amp-Op, montagens inversora e não-inversora, aplicações do Amp-Op (circuito isolador, circuitos soma e diferença, circuitos diferenciador e integrador).
Metodologia de avaliação
2 testes escritos, sem consulta, durante o período lectivo (50% de peso para cada um). 1 exame de recurso sobre toda a matéria, escrito, sem consulta. A aprovação requer nota superior a 9,5/20.