Dissertação

Aquisição de Dados em Tempo Real para Veículo de Competição FST EVALUATED

O presente documento tem como objectivo descrever o trabalho realizado durante a dissertação de mestrado em Engenharia Electrónica. Este baseou-se no estudo e desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados em tempo real a implementar num veículo de competição Formula Student (FST). Os parâmetros obtidos por estes sistemas permitem caracterizar o comportamento do monolugar em diversas situações, possibilitando à equipa do Instituto Superior Técnico validar ou prever soluções mecânicas que aumentem o desempenho global do mesmo na procura de bons resultados nas competições da Formula Student. A realização destes sistemas teve como principal objectivo a evolução dos já existentes tendo em atenção factores importantes como fiabilidade, durabilidade, custo, peso e dimensões. Os sistemas realizados foram um sistema de monitorização da pressão e temperatura dos pneus e um sistema de monitorização do curso da suspensão. Foi também realizado um estudo de um sistema de carregamento por indução a utilizar com o sistema de monitorização dos pneus, permitindo assim, carregar a bateria utilizada nos módulos colocados no interior do pneu, evitando os inconvenientes da substituição de uma pilha convencional.
Formula Student, Aquisição de dados, Pressão e temperatura dos pneus, Monitorização do curso da suspensão, CAN-bus, Rádio Frequência, Carregamento por indução

Novembro 17, 2010, 13:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Moisés Simões Piedade

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Francisco André Corrêa Alegria

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar