Dissertação

Non-Destructive Testing Based on Eddy Currents: Detector de Falhas em Soldaduras Detector de Falhas em Soldaduras EVALUATED

A soldadura por fricção linear é um processo de ligação no estado sólido levado a cabo sem qualquer adição de material e a temperaturas abaixo das temperaturas de fusão dos materiais envolvidos. Apesar do seu potencial, o estado actual em matérias de controlo não destrutivo não permite a detecção de defeitos com influência estrutural relevante nas juntas obtidas por este método. Este trabalho estuda um novo conceito de sonda de correntes induzidas através da sua modelação analítica e por elementos finitos bem como através de validação experimental. A nova sonda IOnic em conjunto com um sistema preliminar de ensaios não destrutivo, foram utilizados na inspecção de juntas obtidas pelo processo de fricção linear em condições industriais detectando defeitos superficiais com cerca de 60 µm de profundidade. Para extrair a máxima performance do novo conceito de sonda, um sistema de ensaio não destrutivo foi especialmente projectado. Este novo sistema possui um núcleo de processamento com lógica programável permitindo a geração e análise dos sinais na sonda através de múltiplos algoritmos de processamento digital de sinal. A comunicação com computadores pessoais é assegurada pelas interfaces Ethernet 10/100 e USB 2.0 High Speed. A aquisição de sinais é garantida por um amplificador de ganho programável e um conversor analógico-digital enquanto que a geração de sinais é conseguida através de um conversor digital-analógico e um amplificador de transcondutância com elevada corrente de saída. Em conjunto, os dois periféricos mostraram-se adequados para operar a sonda na gama de frequências desde 10 kHz a 10 MHz.
Ensaio não destrutivo, Correntes Induzidas, Sonda planar, Dispositivo de Lógica Programável, Processamento Digital de sinal.

Novembro 20, 2009, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Miguel Pinto Ramos

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Moisés Simões Piedade

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático