Dissertação

Engine Control Unit: Unidade de controlo de motor Unidade de controlo de motor EVALUATED

Os sistemas de Injecção Electrónica de combustível são, nos dias de hoje, um dos componentes mais importantes na indústria automóvel. O seu uso nos motores modernos permitem aos fabricantes desenvolver novas geometrias para os motores ao mesmo tempo que reduzem os consumos de combustível e a emissão de gases poluentes. Os sistemas de Injecção Electrónica também permitiram um aumento da fiabilidade ao permitir um funcionamento e um arranque suaves sob quase todas as condições atmosféricas. O objectivo é substituir a Unidade de Controlo do Motor já existente no motor F4i da Honda por uma Unidade que possa ser totalmente reprogramada e de baixo custo baseada num circuito electrónico standard com um dsPIC30f6012A que possa ser produzido em massa e aplicado aos mais variados sistemas presentes no carro. A Unidade de Controlo do Motor deve fazer uso dos sensores de temperatura, pressão, posição e velocidade assim como dos injectores e velas já disponíveis no motor F4i. A Unidade de Controlo do Motor deve permitir o total acesso e customização dos seus mapas simplesmente ligando-a a um PC. Isto permite ao utilizador ajustar a performance do motor as suas necessidades de forma rápida e simples.
Injecção Electrónica, Unidade de Controlo do Motor, Formula Student

Dezembro 21, 2009, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Francisco André Corrêa Alegria

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Moisés Simões Piedade

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático