Disciplina Curricular

Sistemas Eletrónicos Integrados SEInte

Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica - MEE 2006

Contextos

Grupo: MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Grupo: MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem por objectivos ministrar aos alunos as seguintes competências: Conhecimentos para a realização de projecto estruturado de sistemas electrónicos analógicos e digitais utilizando tecnologias monolíticas. Experimentação no projecto de circuitos integrados utilizando ferramentas de projecto assistido por computador. Simulação ao nível dos componentes eletrónicos e em modo Digital e misto (analógico/digital).

Programa

1. Introdução: Tecnologias de Sílicio; Fluxo de projecto de circuitos analógicos e digitais. 2. Conversores de Ritmo de Nyquist e com sobre-amostragem: Fundamentos; Circuitos de Amostragem e Retenção com Transístores MOS; Conversores A / D com ritmo de Nyquist; Conversores D / A com ritmo de Nyquist; Conversores com sobre-amostragem. 3. Transístores MOS e Projecto de Circuitos Analógicos: Dispositivos em tecnologias de Silício; Realização em tecnologia monolítica de fontes de corrente e amplificadores de um andar. 4. Amplificadores Avançados e Comparadores: Amplificadores CMOS com dois andares; Amplificadores de Transconductância; Comparadores estáticos e dinâmicos. Introdução aos circuitos com condensadores comutados. 5. Geração digital de sinais (DDS). Controlador e gerador. Simulação em modo Digital e em modo misto (analógico/digital).

Metodologia de avaliação

A nota final é obtida por avaliação contínua através da realização de 2 projectos de desenvolvimento em laboratório, com discussão oral (por grupo) dos relatórios de projecto e da matéria leccionada correspondente.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre