Disciplina Curricular

Electrónica de Microondas EMic

Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica - MEE 2006

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudo dos circuitos analógicos e digitais que operam em alta-frequência acima de 1GHz. Linhas de transmissão e circuitos de lementos distribuídos; síntese de circuitos activos caracterizados por parâmetros de dispersão. Projecto de circuitos integrados planares de alta frequência realizados em tecnologias CMOS, SiGe e GaAs. São estudados os circuitos típicos de sistemas de comunicações de banda larga e sem fios nomeadamente circuitos de amplificação de baixo-ruído e de potência, osciladores, conversores de frequência e filtros.

Programa

1. Introdução à Electrónica de Microondas. Bandas de Frequência. Linha de transmissão. Transformação e adaptação de impedâncias. Carta de Smith. Matriz de dispersão. Linhas de transmissão planares. Linhas acopladas. Estruturas distribuídas: acopladores direccionais, circuitos ressonantes, filtros, híbridos e divisores/combinadores de potência. 2. Amplificadores de sinais fracos. Ganho de potência máximo. Estabilidade: Condições e circumferências de estabilidade. Adaptação conjugada simultânea. Circumferências de ganho de potência constante. Ruído: círcumferências de factor de ruído constante. Transistores para microondas: HBT, BJT e MOSFET de Si; HBT e FET de GaAs. Projecto da máscara de circuitos planares. Redes de polarização DC. 3. Métodos de análise de circuitos não lineares. Simulação no domínio do tempo, no domínio da frequência e no domínio do tempo-frequência. Introdução à técnica do balanço harmónico. 4. Amplificadores de potência: classes de funcionamento. Concepção de amplificadores em Classe A, F e E. Amplificadores equilibrados. Combinadores de potência, combinadores espaciais. Realização de amplificadores de elevada potência (TWT). 5. Conversores de frequência: misturadores e multiplicadores analógicos com díodos e transístores. Circuitos equilibrados. Projecto de misturadores e multiplicadores com o recurso a programas de simulação. 6. Osciladores lineares. Impedância negativa aplicada a osciladores com transístores. Pureza espectral. Concepção de osciladores para máxima potência adicionada e máxima instabilidade. Estabilização com ressoadores dieléctricos. 7. Técnicas de interligação em sistemas digitais rápidos: linhas não carreagadas; linhas carregadas em série ou paralelo; linhas com resistência de atenuação em série. Reflectometria no domínio do tempo.

Metodologia de avaliação

A avaliação dos alunos baseia-se na discussão de dois relatórios de projectos num exame final. 1º Projecto ? Projecto e simulação de um amplificador de sinais fracos ? 25% da nota final (relatório entregue durante o período lectivo). 2º Projecto ? Projecto, simulação, fabricação e teste de um circuito não linear ? 75% da nota final (relatório entregue durante o período de avaliação).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre