Disciplina Curricular
Conversores Electrónicos de Potência a Alta Frequência CEPAF
Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica - MEE 2006
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos a competência e formação para: 1) O desenvolvimento de técnicas adaptadas à resolução de problemas tecnológicos em aplicações de conversores de baixa potência e alta frequência, a utilizar, essencialmente em equipamentos electrónicos, onde os condiccionantes de projecto ao nível da selecção de dispositivos, configuração de componentes magnéticos, planta de circuitos, capacidades e indutâncias parasitas, densidade de potência e rendimento, dominam o desempenho de cada conversor. 2) O desenvolvimento do projecto de conversores electrónicos de potência que se integram em sistemas de alto rendimento e de alta densidade de potência. 3) O desenvolvimento do projecto integrado de sistemas electrónicos de potência considerando o controlo de accionamentos electromecânicos, controlo de processos electroquímicos e piezoeléctricos, e sistemas de interface homem máquina.
Programa
1. Introdução: Apresentação da Electrónica de Potência como área de suporte, de carácter multidisciplinar. Características. Processos de análise. Utilização de programas de CAD dedicados. Evolução, aplicações e avanços tecnológicos. 2. Dispositivos electrónicos de potência, (Revisão): MOSFETS, IGBTS. Características estáticas e dinâmicas. Circuitos de excitação e protecções. 3. Princípios básicos de rectificação: Rectificador monofásico. Condução simultânea. Características de carga. Factor de potência, distorção da corrente de entrada. 4. Conversores CC-CC: Topologias. Análise nos MCC e MCD Topologias com isolamento galvânico. Condução simultânea e perda de factor de ciclo. Processos de controlo. Modelo ideal. Cálculo de rendimentos. Modelo dinâmico de sinais fracos. Funções de transferência. 5. Conversores CC-CA: Inversores monofásicos. Técnicas de modulação de largura de impulso. Técnicas de controlo. Inversores com carga ressonante. Princípios de operação. Análise no plano de estados. Aplicação a fornos de indução e em balastros electrónicos. 6. Conversores Ressonantes: Conversor ressonante série. Análise e dimensionamento. Aplicação em fontes de transmissão de energia sem contacto. Conversor ressonante paralelo. Determinação de características. Processos de controlo. Conversores quase ressonantes. Interruptores ressonantes ZCS e ZVS. Topologias. Características. 7. Aplicações: Introdução ao estudo de conversores com compensação do factor de potência. Controlo da corrente de entrada. Amplificadores de audio comutados. Características. MLI e PCM. Tipos de controladores. Critérios de projecto e de compatibilidade electromagnética. 8. Dimensionamento de Bobinas e Transformadores de Alta Frequência
Metodologia de avaliação
Componente contínua: frequência obrigatória (com aprovação) do Laboratório. A. Cinco trabalhos de laboratório em grupo, com componente colectiva (relatório) e individual (20%). Nota mínima de 9 valores. B. Quatro séries de problemas de índole de projecto, (individual), 40%. Nota mínima de 9 valores. C. Componente integradora: exame final (40%). Nota mínima de 9 valores.