Disciplina Curricular

Sistemas de Processamento Digital de Sinais SPDS

Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica - MEE 2006

Contextos

Grupo: MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Grupo: MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar formação geral na área da aquisição e processamento digital de sinais em particular na sua aplicação às comunicações. Estudar a arquitectura dos processadores de sinal actuais e a metodologia de desenvolvimento de sistemas neles baseados. Proporcionar o conhecimento e ensinar as técnicas apropriadas para projectar e realizar sistemas de processamento de sinal para comunicações com recurso a processadores digitais de sinal.

Programa

Amostragem de sinais passa-baixo e passa-banda e processamento de sinais multi-ritmo. Rádio digital (software radio). Circuitos e técnicas avançadas para a realização da conversão analógico/digital (A/D) e digital/analógico (D/A) multicanal e respectivas interfaces com os processadores de sinal. Estudo detalhado da arquitectura dos actuais processadores de sinal, das ferramentas usadas no desenvolvimento de programas de aplicação. Transformadas de Fourier e de Hilbert. Projecto de filtros e de osciladores digitais. Processamento de sinal adaptativo. Malhas de captura vectoriais (amplitude, fase e frequência) e aplicações. Moduladores e desmoduladores lineares e não-lineares, igualadores, estimadores de sequência de máxima verosimilhança, circuitos de sincronização de símbolo e de portadora. Processamento de sinal para a transmissão de áudio digital.

Metodologia de avaliação

Testes ou exame (70%) + Laboratório (30%)

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre