Dissertação

Detecting fraudulent student communication in a multiple choice online test environment EVALUATED

A presente Tese propõe um modelo robusto e inovador para deteção de fraude em exames de escolha múltipla realizados remotamente numa plataforma online. O grau de comunicação entre estudantes é estatisticamente determinado com base na concordância entre seleções e no tempo de resposta, e posteriormente é usado a fim de identificar comportamentos fraudulentos. O modelo tem em consideração a direção da comunicação, pelo que se distiguem as situações de consumo das de produção, e a existência de múltiplos canais de comunicação. Dados obtidos na plataforma Quizzes Tutor, desenvolvida no Técnico Lisboa, referentes a testes de escolha múltipla realizados remotamente por alunos de dois cursos de engenharia, são usados como caso de estudo. Mostramos que a contribuição cumulativa de respostas concordantes, quando frequente, é um indicador de comportamento fraudulento. Ao fazer a distinção entre produção e consumo, é possível identificar qual o papel do estudante em ocorrências fraudulentas. Os comportamentos de colusão são inferidos com base em modelos nulos de fraude e concordância, e posteriormente analisados estatisticamente, oferecendo um critério sólido para auxiliar professores na identificação de situações de fraude e na prevenção da comunicação entre alunos.
deteção de fraude, avaliação online remota, modelos de concordância, rede de comunicação, quiz de escolha múltipla, significância estatística

novembro 19, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Miguel Carrasqueiro Henriques

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Assistant Professor

ORIENTADOR

António Manuel Ferreira Rito da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Associate Professor