Disciplina Curricular

Segurança das Comunicações SComun

Mestrado Bolonha em Engenharia e Ciência de Dados - MECD2019

Contextos

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência prévia da UC de Redes de Computadores e Internet; conhecimentos básicos de programação.

Objectivos

O objetivo do curso é fornecer ao aluno um conjunto de conceitos, metodologias e ferramentas de segurança informática que lhe permita abordar o tema face a um conjunto de tecnologias alargado, tais como: redes locais, redes pessoais, redes globais, desenvolvimento de software, sistemas operativos e sistemas distribuídos. O curso começa por identificar um conjunto de conceitos básicos de segurança para depois educar os alunos a identificar e evitar a criar de vulnerabilidades de vários tipos. De seguida descreve-se um conjunto de ferramentas que permitem evitar, detetar ou minimizar os efeitos de ataques à segurança dos sistemas informáticos. A segunda parte do curso inicia-se com uma breve introdução à criptografia, para depois se fazer uma breve descrição de um conjunto de protocolos de segurança. O curso termina com a descrição de duas áreas de investigação e desenvolvimento de segurança informática em maior crescimento.

Programa

1- Conceitos básicos 2- Análise de Vulnerabilidades 3- Ferramentas de Segurança 4- Criptografia 5- Autenticação 6- Protocolos de Segurança

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC engloba o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional,trabalho em equipa, auto-disciplina, perserverança e capacidade de auto-motivação), e Literação da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisar e avaliar o conteúdos dos media) nos exercícios de laboratório e no projeto. A percentagem da avaliação associada a essas competências é cerca de 20%.

Componente Laboratorial

Para além da componente laboratorial, nesta secção também se irá detalhar a componente de projecto, pois as duas componentes estão relacionadas. A componente laboratorial consistirá em pequenos trabalhos de laboratório visando objectivos de aprendizagem específicos que constituirão a base de desenvolvimento do projecto. A avaliação destes trabalhos será feita na aula e terá carácter puramente funcional. Esta componente terá lugar durante as primeiras três semanas do trimestre. O projecto irá partir dos conhecimentos adquiridos no contexto dos trabalhos de laboratório, visando desenvolver um sistema básico completo de Internet das Coisas. Os alunos terão de complementar as funcionalidades aprendidas anteriormente com outras, havendo um maior grau de liberdade para a escolha da aplicação, linguagens de programação, equipamento, etc. A avaliação do projecto será feita com base num relatório escrito, assim como na sua discussão e demonstração funcional do projecto.

Componente de Programação e Computação

As componentes laboratorial e de projecto requer programação de plataformas de sistemas embebidos (linguagem C ou similar), assim como de código de processamento dos dados a nível de servidor Web (Python, Java, etc.).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre