Disciplina Curricular

Sistemas de Medida de Grande Escala SMGE

Mestrado Bolonha em Engenharia e Ciência de Dados - MECD2019

Contextos

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Noções básicas de Analíse Estatística, Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral. Embora não seja obrigatório, é aconselhável experiência prévia com ferramentas de cálculo numérico (MATLAB ou outro).

Objectivos

O objetivo é fornecer uma visão da ligação entre a observação do mundo real e a atuação possibilitada atribuindo a cada objeto, dispositivo ou sistema propriedades que podem ser quantificadas. Este é um dos conceitos subjacentes à Internet das Coisas (IoT), onde através da utilização de sensores, toda uma infra-estrutura está estreitamente ligada às tecnologias de informação e comunicação; onde a monitoração e a gestão inteligentes podem ser alcançados através do uso de dispositivos embutidos em rede. Neste sistema dinâmico, os dispositivos são interligados para transmitir informações de medição úteis e instruções de controle através de redes de sensores distribuídos. O curso deve proporcionar aos alunos a capacidade de interagir com especialistas na concepção e implementação de sistemas que adquiram dados experimentais e de compreender as características dos dados para processá-los utilizando os algoritmos e técnicas mais adequadas e eficientes para obter informação útil.

Programa

1 - Sistemas de medição (sistemas de aquisição de dados/sistemas embutidos): interface com o mundo real: sensores e atuadores; Transdução elétrica; Sinal elétrico - conversão de dados brutos; processamento básico de dados; armazenamento e transmissão de dados. 2 - Telemetria. 3 - Equipamento e software de fontes de dados experimentais: sensores inteligentes, RFID, sistemas e redes distribuídos com fios e sem fios (redes sem fios de sensores, redes de área do corpo, etc.). 4 - Sistemas e computação ubíquos. 5 - Exemplos de aplicação.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Competências transversais resultarão essencialmente da componente laboratorial. Realça-se o trabalho colaborativo e em particular a preparação do relatório formal que melhora a capacidade dos alunos redigir documentos técnicos e científicos correctamente. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial é composta por 5 experiências relativos à matéria leccionada: condicionamento analógico de sinal, cálculo numérico e propagação da incerteza, amostragem e representação digital, processamento digital, comunicação com plataformas informáticas. As experiências serão realizadas utilizando diversas montagens, instrumentos de medida e computadores.

Componente de Programação e Computação

Uma ferramenta de cálculo numérico em computador é utilizada para o controlo de instrumentos e para programar algoritmos a executar sobre dados previamente digitalizados.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre