Disciplina Curricular

Análise de Dados e Avaliação de Sistemas ADAS

Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021

Contextos

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Urbanismo, Transportes e Sistemas > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Formação básica em Estatística

Objectivos

Esta unidade curricular visa complementar a formação dos alunos em modelos e métodos quantitativos especialmente importantes para as áreas de Engenharia mais directamente ligadas aos sectores do Planeamento, da Gestão e dos Transportes. A ênfase é colocada em modelos multivariados (em que cada entidade é caracterizada por múltiplos atributos), quer na vertente de caracterização e síntese da informação e inferência estatística, quer na da avaliação e decisão multi-critério. O principal objectivo formativo consiste em despertar o interesse pela utilização destes modelos, ilustrar as suas potencialidades e limitações e desenvolver competências na sua aplicação a casos reais.

Programa

I. Modelos estatísticos multivariados de análise de dados I.1. Perspectivação da análise multivariada: objectivos, potencialidades e campos de aplicação I.2. Modelos de relacionamento: correlação e regressão múltipla I.3. Modelos de síntese e identificação de estruturas de dados: análise factorial e de componentes principais I.4.Modelos de classificação: análise de clusters II. Modelos de avaliação e decisão multi-critério II.1 Paradigmas de avaliação e decisão multi-atributo II.2 Estruturação de problemas decisórios II.3. Avaliação local: modelação de preferências parciais e funções de valor II.4. Agregação e avaliação global: métodos compensatórios e não compensatórios. III. Avaliação do desempenho de sistemas III.1 Paradigmas e conceitos básicos III.2.Indicadores parciais e medidas globais e sistémicas de avaliação de desempenho III.3 Metodologias paramétricas e não paramétricas; o método de Data Envelopment Analysis (DEA); modelos BCC e CCR; rendimentos constantes e crescentes

Metodologia de avaliação

60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Esta UC, particularmente na componente de trabalho de grupo mas também nas abordagens à formulação e resolução de problemas nas aulas e exame final, deverá contribuir para o desenvolvimento de competências transversais em “Pensamento Crítico e Inovador” (particularmente no que respeita a abordagens estruturadas e inovadoras à resolução de problemas, mas também de pensamento estratégico (na formulação de problemas), pensamento crítico (nomeadamente na análise de resultados) e criatividade), “Competências Interpessoais” (comunicação oral e escrita, trabalho em equipa e liderança), “Competências Intrapessoais” (produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e “Literacia da Informação e dos Media” (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos/relatórios). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Componente Laboratorial

Utilização de software estatístico especializado, representando cerca de 20% da carga letiva (horas de contacto)

Componente de Programação e Computação

Exploração de facilidades de análise de dados disponibilizadas pelo EXCEL e pelo software estatístico especializado no trabalho de projeto (em grupo), para extração de resultados, análise destes e elaboração de conclusões e recomendações.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre