Disciplina Curricular
Planeamento Urbano PU
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Urbanismo, Transportes e Sistemas > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender as grandes problemáticas urbanas e das teorias sobre a cidade. - Ler o suporte físico e sua influência no desenvolvimento urbano. - Entender a complexidade urbana, as suas relações e mecanismos, o metabolismo urbano e a sua sustentabilidade e dilemas inerentes. - Entender os diferentes modelos de planeamento urbanístico, a sua metodologia de elaboração, monitorização e avaliação, as suas interrelações com os objectivos políticos - Identificar problemas, organizar objectivos de planeamento e de fazer proposta sumária de ordenamento do uso do solo; - Ser capaz de elaborar uma proposta de loteamento e sua avaliação económico-financeira. - Entender os diferentes papéis que o Engº Civil, Arquitecto, Engº de Ambiente podem assumir no processo, quer no sector público quer no sector privado.
Programa
1. As grandes problemáticas que afectam as áreas urbanas. 2. Teorias e "olhares" sobre a cidade: as contribuições dos sociólogos, geógrafos, economistas; a cidade como sistema e a cidade como organismo. 3. Aspectos biofísicos no desenvolvimento urbano: aptidão e vocação do solo; condicionantes biofísicas; elementos estruturantes e invariantes; a água nos espaços urbanos. 4. O metabolismo urbano, sustentabilidade e complexidade urbana. 5. O Plano Urbanístico, ordenamento físico e estratégia de cidade: conceitos; objectivos; metodologias de elaboração. 6. Metodologia do planeamento urbanístico: caracterização e diagnóstico; cenários, objectivos, termos de referência; modelo de estrutura urbana e elementos estruturantes; proposta de Plano; programas sectoriais; programa de execução e plano de financiamento. 7. A produção do espaço urbano: o loteamento e a urbanização, o Plano de pormenor e o proj. urbano 8. Monitorização e avaliação de planos e a governância e administração da cidade.
Metodologia de avaliação
40% de avaliação contínua e 60% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Competências de apresentação de ideias e de comunicação em público tendo em vista a preparação para a interacção social no âmbito de planos e/ou de projectos. Pelo menos um dos 2 trabalhos de grupo terão de ser apresentados aos docentes e aos restantes grupos da turma contribuindo para a avaliação final de AC numa percentagem da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Sem ser obrigatório, estimula-se a utilização de competências na operação com Sistemas de Informação Geográfica ou aplicações informáticas de desenho assistido por computador
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.