Disciplina Curricular

Hidráulica e Reabilitação Fluvial HRF

Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021

Contextos

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Hidráulica e Recursos Hídricos > Opcionais 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência nas Unidade Curriculares de Conceitos de Programação, Hidráulica I, Hidráulica II, Mecânica dos Solos, Hidrologia e Recursos Hídricos e Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos.

Objectivos

- Cálculo da erosão específica e da produção de sedimentos em bacias hidrográficas. - Dimensionamento de canais estáveis em leitos móveis. - Cálculo de curvas de vazão e do caudal sólido em canais de leito móvel. - Dimensionamento de canais em regime. - Planeamento e dimensionamento de intervenções em cursos de água em benefício da vida selvagem. - Cálculo de profundidades de erosão em apoios de pontes e dimensionamento de medidas de protecção.

Programa

Revisões de hidráulica - Complementos de hidráulica dos escoamentos em canais com leito fixo. - Análise dimensional. Mecânica do transporte sólido - Erosão hídrica superficial e produção de sedimentos. - Propriedades físicas dos sedimentos. - Início do transporte sólido por arrastamento. Dimensionamento de canais não erodíveis. - Configurações de fundo. - Resistência ao escoamento. - Capacidade de transporte sólido. Reabilitação fluvial - Canais em regime. - Reabilitação fluvial de rios de planície Erosões localizadas em encontros e pilares de pontes: previsão e mitigação.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Desenvolvimento de competências interpessoais (i.e. comunicação e escrita e de trabalho em equipa) na realização das fichas, com um peso de 1/10 na avaliação desta componente, ou seja, de 5% da avaliação total.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Elaboração do algoritmo e do código de cálculo de curvas de regolfo em canais de secção composta (equações diferenciais ordinárias). Constitui a ficha número 1, que pondera a 5% na classificação final. Elaboração do algoritmo e do código de cálculo de canais em regime pelo método racional (sistema de equações não lineares sujeitas à condição de mínimo declive do talvegue). Constitui a ficha número 4, que pondera a 5% na classificação final e integra a ficha número 5, que pondera a 25% na classificação final.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre