Disciplina Curricular
Utilização do Espaço Subterrâneo UES
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 2
Período:
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Geotecnia > Opções da Especialização > Opcionais 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência da UC de Modelação de Estruturas Geotécnicas
Objectivos
Dotar o aluno de conhecimentos ao nível do projecto, da construção e da observação de túneis, poços e de estruturas subterrâneas em geral. Complementar a formação básica no domínio da geotecnia e integrar conceitos apreendidos em outras disciplinas de ciências de engenharia, de forma aplicada à área do projecto de estruturas subterrâneas.
Programa
Túneis e outras obras subterrâneas. Caracterização geotécnica de maciços terrosos e rochosos. Fenomenologia das estruturas subterrâneas. Importância do equilíbrio da frente. Técnicas construtivas. Métodos de dimensionamento: empíricos vs. métodos numéricos. Definição de suportes (primários e definitivos). Previsão e modelação do comportamento de estruturas de suporte e subterrâneas. Importância do faseamento construtivo. Metodologia de execução e concepção de túneis: mineiros (mecanizados e suporte diferido) e a céu aberto. Soluções de tratamento de terrenos aplicadas a túneis. Instrumentação, observação e aplicação do método observacional. Casos de obra.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nos trabalhos práticos e suas apresentações; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nos trabalhos práticos e suas apresentações, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), rabalhos práticos e suas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.