Disciplina Curricular

Escavações e Estruturas de Suporte EESup

Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021

Contextos

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 2

Período:

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Geotecnia > Opções da Especialização > Opcionais 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência da UC de Modelação de Estruturas Geotécnicas

Objectivos

Dotar o aluno de conhecimentos relativos às teorias e aos métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação de estruturas de suporte de terras e de taludes naturais e resultantes de escavação. Complementar a formação básica no domínio da geotecnia e integrar conceitos apreendidos noutras disciplinas de ciências de engenharia, de forma aplicada à área do projeto destas estruturas.

Programa

Taludes em maciços terrosos e rochosos. Análise de estabilidade. Método do equilíbrio limite. Superfície de deslizamento planar, circular ou composta. Método das fatias. Método dos blocos. Ábacos. Parâmetros de resistência. Regime de pressões intersticiais. Retro análise. Conceção e dimensionamento de soluções de estabilização. Drenagem. Pregagens. Muros reforçados. Conceito de estrutura de suporte de terras flexível. Interação solo-estrutura. Efeito de arco em solos. Pressões de terras, de água e sobrecargas. Cortinas autoportantes, mono?apoiadas, multi-escoradas e multi-ancoradas. Conceção e dimensionamento de soluções. Cortinas de estacas-pranchas, de estacas, de paredes moldadas, "tipo Berlim". Poços de grande diâmetro. Instabilidade do fundo da escavação. Estabilidade de cortinas ancoradas sob ações verticais. Estabilidade global. Ancoragens pré-esforçadas. Movimentos associados a escavações. Trabalhos temporários. Faseamento construtivo. Instrumentação e observação.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nos trabalhos práticos e suas apresentações; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nos trabalhos práticos e suas apresentações, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), rabalhos práticos e suas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre