Disciplina Curricular
Estruturas Especiais EEF
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Estruturas > Opções da Especialização > Opcionais 2
Período:
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Estruturas > Opcionais 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Unidades curriculares (UC) cujos conteúdos são considerados como pré-requisitos à frequência desta unidade curricular: Mecânica I, Mecânica II, Resistência de Materiais I, Resistência de Materias II, Análise de Estruturas, Estruturas Metálicas I.
Objectivos
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular: Introdução ao projecto de estruturas especiais: estruturas de edifícios industriais, estruturas de pavimento e de cobertura de grande vão, estruturas offshore, reservatórios, silos e chaminés. Definição das acções e dos modelos de análise em estruturas especiais. Verificação dos estados limites. Concepção e dimensionamento de juntas e de sistemas de contraventamento.
Programa
(1) Introdução: Estruturas especiais - definições e classificação; Aspectos especiais do dimensionamento. (2) Vigas trianguladas, planas e espaciais: resistência e deformabilidade. Juntas aparafusadas e soldadas de perfis tubulares de aço. (3) Vigas celulares e vigas alveolares. (4) Vigas de secção soldada. (5) Concepção e dimensionamento de estruturas porticadas de aço e de sistemas de contraventamento. (6) Elementos compostos comprimidos. (7) Estruturas offshore – tipos; definição das acções; Análise e dimensionamento da superestrutura. (8) Reservatórios. (9) Silos. (10) Chaminés.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e reolução de problemas),e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia). Admite-se que a avaliação das referidas competências transversais corresponda a 5% da avaliação total
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.