Disciplina Curricular

Reabilitação e Reforço de Estruturas RREst

Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021

Contextos

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Estruturas > Opções da Especialização > Opcionais 2

Período:

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Estruturas > Opcionais 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Os alunos devem ter formação sobre os fundamentos relativos ao comportamento do betão estrutural e dimensionamento de estruturas abordados nas UCs Estruturas de Betão I e II.

Objectivos

A unidade curricular tem por objectivo formar os alunos no domínio da intervenção em obras existentes, quer relativamente ao reforço, quer relativamente à reparação estrutural. As matérias leccionadas têm por objectivo conferir formação que permita aos alunos efectuar a avaliação e caracterização do estado das estruturas sob o ponto de vista da deterioração e da segurança estrutural, e que permita, também, definir as metodologias de intervenção com vista à sua reabilitação.

Programa

Os conteúdos programáticos da unidade curricular envolvem as seguintes matérias: 1 - Anomalias e Mecanismos de Deterioração em que se caracterizam os principais processos de degradação dos materiais e das estruturas. 2 - Avaliação da Deterioração e da Segurança Estrutural focando os aspectos relativos à inspecção, ensaios e avaliação da segurança de estruturas deterioradas. 3 - Reforço de Estruturas de Betão em que se apresentam as diferentes técnicas de reforço, a metodologia de dimensionamento e o seu domínio de aplicação. 4 - Reparação de Estruturas de Betão em que as diversas metodologias de intervenção em obras deterioradas são caracterizadas, definindo-se os seus domínios de aplicação em função do tipo e nível de degradação.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolverão competências transversais nos domínios das Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação escrita, oral e trabalho em equipa), Pensamento Crítico e Inovador (criatividade e estratégia de resolução de problemas), bem como na Literacia da Informação e dos Media (Utilização de Ferramentas Informáticas e Multimédia na Ótica do Utilizador, Procura e Gestão de informação). As Competências Transversais acima referidas serão consideradas na Avaliação em cerca de 20%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre