Disciplina Curricular
Dinâmica Estrutural e Engenharia Sísmica DEES
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Estruturas > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Análise de Estruturas
Objectivos
Determinar a resposta de sistemas estruturais sujeitos a acções dinâmicas. Abordar casos com complexidade crescente, em termos do número de graus de liberdade e da natureza da acção. Resposta de sistemas de graus de liberdade singular a múltiplos, sujeitos a acções dinâmicas (forças aplicadas ou movimentos na base). Verificar critérios de desempenho, estruturais e não estruturais. Dimensionamento das estruturas, articulado na concepção sismo-resistente das estruturas e na verificação de segurança à luz dos códigos aplicáveis e recorrendo a análises modais por espectros de resposta. Perceber os fundamentos da sismologia e do risco sísmico.
Programa
1. Introdução à Dinâmica de Estruturas 1.1 Acção dinâmica vs acção estática. Tipos de acção dinâmica. 2. Dinâmica de osciladores lineares de 1 grau de Liberdade 2.1. Formulação da equação do movimento. 2.2 Resposta em regime livre e em regime forçado 2.3. Cálculo da resposta a uma acção dinâmica com base no Integral de Duhamel. 2.4. Resposta a um movimento do solo. Noção de espectro de resposta 3. Dinâmica de osciladores lineares com vários graus de Liberdade 3.1. Método de Rayleigh para determinação das frequências. 3.2 Equação Matricial de equilíbrio dinâmico 3.3. Determinação de frequências e modos de vibração 3.4. Análise dinâmica modal por espectro de resposta. 3.5 Análise dinâmica por integração no tempo. 4. Análise e dimensionamento Sísmico (Eurocódigo 8 e Anexo Nacional). 5. Conceitos de sismicidade e risco sísmico.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Competências interpessoais e intrapessoais - Comunicação Escrita, Trabalho em Equipa e Comunicação Oral (avaliação continua), auto-disciplina e preserverança, no caso do desenvolvimento do Trabalho de Grupo. Literacia da Informação e dos Media- Utilização de Ferramentas Informáticas, Procura e Gestão de informação, Estruturação e Formatação de Relatórios e Apresentações na realização do Trabalho de Grupo. A percentagem de avaliação associada a estas competências será de 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.