Disciplina Curricular
Economia da Construção e do Imobiliário ECImo
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Construção > Opcionais 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos os conhecimentos principais sobre a economia da construção e do imobiliário, que permitam uma compreensão dos aspectos económicos globais e das suas aplicações particulares aos empreendimentos de construção e imobiliário.
Programa
Organização e estrutura do sector da construção (economia dos empreendimentos de construção; dinâmicas empresariais e tendências internacionais no sector da construção); Avaliação económica e financeira do ciclo de vida de empreendimentos imobiliários e obras públicas; Engenharia económica e financiamento estruturado de obras públicas (Parcerias Público Privadas e concessões); Avaliação imobiliária; Mercados imobiliário; Fundos Imobiliários; Modelos de avaliação; Gestão do Risco.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação nas apresentações e trabalho de grupo), e literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e trabalho de grupo). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Modelação de incerteza com simulação de Monte Carlo
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.