Disciplina Curricular

Materiais de Protecção, Reparação e Reforço MPRR

Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021

Contextos

Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Construção > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência das seguintes UCs: Química Geral (LEC) e Materiais de Construção I (LEC)

Objectivos

Compreensão do âmbito, critérios, problemas envolvidos e metodologia requerida na reabilitação e conservação e restauro de construções antigas face à prática de acções similares em construções contemporâneas, através da discussão de conceitos fundamentais e da análise de casos de estudo, com o objectivo de desenvolver a capacidade de intervir em contextos preexistentes com e sem valor cultural. Pretende-se dotar os alunos de competências para trabalhar em equipas multidisciplinares no âmbito do património construído com valor cultural, dado que as intervenções neste tipo de património implicam a colaboração de várias áreas científicas e o recurso a materiais, técnicas e soluções construtivas que garantam compatibilidade com os materiais e as técnicas tradicionais da construção antiga.Dotar os alunos de conhecimentos no domínio dos mecanismos e formas de alteração e degradação dos materiais tradicionais e contemporâneos, e dos materiais e soluções de protecção, reparação e reforço.

Programa

Conceitos e critérios fundamentais relacionados com património cultural e a conservação e restauro. Cartas e convenções internacionais. Compatibilização de preexistências com intervenções contemporâneas e novos materiais. Importância do conhecimento prévio do existente. Metodologia e princípios que devem reger as intervenções. Evolução dos materiais e técnicas construtivas; alvenarias antigas. Estado de conservação. Causas intrínsecas e extrínsecas de degradação, fenómenos e formas de degradação: alvenarias, argamassa, pedra, cerâmicos, azulejo, madeira, materiais metálicos, betão e betão armado. Materiais e soluções de protecção, reparação e reforço, tradicionais e contemporaneas: limpeza, dessalinização, hidrofugação, biocolonização, pintura, protecção de materais metálicos e não metálicos, consolidação, materiais de reintegração e substituição, materiais de reforço. Comportamento ao fogo de materiais e soluções de protecçao ao fogo de estruturas: madeira, betão armado e aço.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Pensamento Estratégico, Estratégias de Resolução de Problemas, Tomada de Decisão e Responsabilidade Social e Cívica, através da análise e discussão, em sala de aula e nas componentes de avaliação, de casos de estudo com o objectivo de: identificar os problemas, as possíveis causas e soluções para a sua resolução, bem como seleccionar as opções com potencial melhor desempenho e contributo para a sustentabilidade ambiental e preservação dos valores culturais. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 25%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre