Disciplina Curricular
Modelação de Estruturas Geotécnicas MEGeo
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções do Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Capacitar o aluno para compreender e aplicar os princípios fundamentais da análise tensão-deformação de estruturas geotecnicas, utilizando um programa de cálculo automático.
Programa
Princípios do método dos elementos finitos. Definição de um problema num programa de cálculo automático baseado no método dos elementos finitos - geometria, malha, condições de fronteira, tensões iniciais. Modelação de estruturas geotécnicas simples: fundação superficial, estaca isolada, estrutura de suporte autoportante e multi-apoiada. Comparação com soluções da elasticidade e soluções obtidas por aplicação da análise limite. Modelação de elementos estruturais, escavação /aterro e interfaces. Importância da sequência construtiva. Análise tensão - deformação com consolidação acoplada.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e resolução de problemas), Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação escrita e oral, gestão do tempo e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da informação e dos media (utilização de ferramentas informáticas, capacidade de localizar e aceder a informação, bem como estruturar e formatar documentos) nos trabalhos práticos e apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Durante as aulas e na resolução dos trabalhos práticos os alunos irão utilizar um program de cálculo automático comercial (Plaxis). A percentagem de avaliação associada a esta componente deverá ser superior a 50%
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.