Disciplina Curricular
Organizacao e Gestão de Obras I OGO-I
Mestrado Bolonha em Engenharia Civil - MEC 2021
Contextos
Grupo: MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de materiais e processos de construção, frequência da UC de Materiais de Construção I.
Objectivos
Contribuir para a formação e informação dos futuros engenheiros civis no desempenho de tarefas como a coordenação, fiscalização, gestão e direcção de obras com enfoque na estimativa e monitorização de custos.
Programa
Gestão de empreendimentos de construção (conceitos, terminologia, enquadramento normativo; fases dos empreendimentos de construção; grupos de processos e de aspetos a gerir em empreendimentos de construção; parte interessadas; organização dos processos de planeamento e controlo); Empreendimentos e obras; Sistema de qualificação da actividade de construção; Projectos e regras de medição; Da formação do contrato à consignação; Orçamentação de obras – fundamentos; Execução, facturação e recepção dos trabalhos.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação nas apresentações e trabalho de grupo), e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e trabalho de grupo. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.