Dissertação

Analysis of mobility and accident rate of PMVs in Barcelona according to the gender and age of their users EVALUATED

Esta tese analisa o tipo de usuário e a taxa de acidentes de veículos de mobilidade pessoal (VMPs). Os diferentes estudos que compõem este trabalho foram realizados de acordo com o gênero e a faixa etária. Além disso, foram realizados em Barcelona, uma das cidades mais representativas da Espanha no campo dos VMPs. Numa primeira fase, foram realizados três estudos. No primeiro estudo, foram estimadas as proporções de usuários potenciais de PMV em Barcelona. No segundo estudo, foram estimadas as proporções dos usuários reais do PMV em Barcelona em relação à distância total percorrida. No último estudo, foi estudada a taxa de acidentes em Barcelona com PMV. Este terceiro estudo foi realizado a partir de dados do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Barcelona. Além disso, os três estudos foram realizados de acordo com o sexo e a idade. Uma vez realizados esses estudos, foram comparados entre eles e várias hipóteses foram formuladas e verificadas. Graças a esta análise, foi possível verificar que no VMP e em Barcelona as mulheres percorrem distâncias proporcionalmente menores que os homens e que os jovens (15 a 29 anos) percorrem distâncias proporcionalmente maiores que os mais velhos. Em relação à taxa de acidentes, com base no sexo, verificou-se que as mulheres acidentam-se proporcionalmente mais do que os homens. Por outro lado, dependendo da idade, foi possível constatar que os jovens têm proporcionalmente menos acidentes do que os mais velhos e que também são menos graves.
Mobilidade urbana, transporte, taxa de acidentes, PMV, veículo de mobilidade pessoal, scooter elétrico

novembro 18, 2021, 12:15

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático