Dissertação

Evaluation and Study of New Railway Track Design Solutions’ Dynamic Behaviour and Degradation during Lifetime EVALUATED

Para que um sistema ferrovário seja economicamente viável, os custos têm de ser minimizados ao longo da sua vida útil. Com o aumento das velocidades comerciais, tem aumentado também a taxa de degradação das vias. Trabalhos de investigação têm relacionado acelerações na camada de balastro como responsável pelo assentamento da via, que por sua vez tendem a aumentar exponencialmente em altas velocidades à medida que a via se degrada. Por esta razão, é necessário projetar vias de alta velocidade de modo a minimizar o aumento das acelerações na camada de balastro. O presente trabalho foca-se na rigidez vertical de railpads e under sleeper pads. O objectivo principal é analizar como variações de rigidez nestes elementos influenciam a progressão de assentamento da via a altas velocidades. Tendo como base investigação experimental realizada no CEDEX, utiliza-se um modelo numérico – Dynavoie – capaz de simular passagens de comboios a alta velocidade a longo prazo, de modo a calcular a taxa de deterioração da via. Recorrendo a dados laboratoriais do CEDEX calibrou-se uma nova lei de assentamento. Esta nova lei de assentamento baseia-se nas leis de assentamento de Bodin e Guérin, adicionando um novo parâmetro – aceleração na camada de balastro – de modo a adequá-la melhor a altas velocidades. A lei de assentamento é usada de modo a comparar a taxa de assentamento de vias com modificações na rigidez vertical de railpads e under sleeper pads. Verifica-se que certas combinações destes elementos contribuem para reduzir a taxa de assentamento da via.
Via férrea de alta velocidade, Modelação dinâmica via-veículo, Vibrações, Assentamento da via, Degradação da via, Under sleeper pads

junho 29, 2020, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar