Dissertação

Análise do desempenho de stone mastic asphalt em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários EVALUATED

Atualmente existe uma crescente preocupação com a utilização e o desenvolvimento de novos materiais de pavimentação, que assegurem um adequado desempenho mecânico e funcional, assim como uma adequada relação entre custo e benefício. É este o caso das misturas betuminosas do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA) que foram desenvolvidas para apresentar alto desempenho e durabilidade às solicitações do tráfego e do clima. Neste âmbito, a presente dissertação tem como objetivo analisar o desempenho misturas de SMA aplicadas em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários. A análise abrangeu sete misturas betuminosas do tipo SMA 8 e SMA 11, com diferentes formulações ao nível dos agregados (natureza pétrea) e do betume. O estudo do desempenho incidiu no comportamento funcional (macrotextura e microtextura) das misturas betuminosas quando aplicadas em camadas de desgaste. Para algumas misturas, o estudo contemplou também o comportamento mecânico (deformação permanente, módulo de deformabilidade e sensibilidade à água). Procedeu-se ainda à avaliação estatística da influência da composição ponderal das misturas betuminosas no seu comportamento funcional. O estudo contemplou misturas fabricadas em laboratório e misturas aplicadas em obras de beneficiação de pavimentos da rede rodoviária nacional. Dos resultados obtidos, a análise realizada evidenciou que apesar do conhecimento atual sobre as misturas SMA, ainda pode existir, por vezes, uma divergência no comportamento de misturas semelhantes entre si, levando à validação da necessidade de aplicação de uma formulação específica para estas misturas, diferente da atualmente utilizada.
Pavimento, Stone Mastic Asphalt, desempenho mecânico, desempenho funcional

Julho 8, 2019, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Henrique Manuel Borges Miranda

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professor Adjunto