Dissertação
Veículos autónomos. Disseminação, análise de capacidade e políticas de gestão de vias EVALUATED
O presente trabalho visa tratar de uma forma transversal a temática do veículos autónomos, providenciando uma visão geral daquilo que poderá ser a sua introdução e disseminação no mercado, os principais impactos sociais, económicos e operacionais que podem derivar dessa evolução, com especial enfoque na capacidade de vias com perfil de autoestrada, e providenciar uma ferramenta que possa auxiliar as entidades gestoras deste ativos, a retirar um melhor rendimento das suas infraestruturas. Primeiramente recorreu-se a aplicação de um inquérito, com o objetivo de aferir as opiniões da sociedade civil, sobre o que poderá ser a implementação destes veículos, que fatores podem desempenhar um papel mais determinante nesse processo, e quais as suas expectativas sobre os impactos que estes podem provocar nos fluxos de tráfego, nomeadamente no que toca às distâncias mantidas entre veículos consecutivos. Numa etapa posterior, procedeu-se à criação de uma ferramenta em Excel que pretende simular o impacto destas tecnologias nos fluxos de tráfego, com enfoque na vertente operacional, calculando a capacidade máxima das vias rodoviárias sobre diferentes composições de tráfego misto. Nesta ferramenta para além de veículos humanamente conduzidos, foram considerados 2 tipologias distintas de veículos autónomos, com e sem sistemas de partilha de informação. Avaliados os impactos expectáveis, procedeu-se à criação de propostas de aplicação de políticas de gestão de vias, que tendo por base a segregação do tráfego, visa a otimização da infraestrutura, ao mesmo tempo que promove uma maior segurança dos seus utilizadores.
novembro 13, 2018, 12:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Guilherme De Picado Santos
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático