Dissertação
A infraestrutura de mobilidade ativa - avaliação de um revestimento superficial EVALUATED
A mobilidade advém da necessidade de um indivíduo se movimentar entre dois locais e denomina-se de ativa quando a deslocação que lhe está associada é feita com recurso a equipamentos não motorizados ou simplesmente com recurso a marcha a pé. Com efeito, é necessário olhar para as infraestruturas de mobilidade ativa da mesma forma como se olha para as restantes infraestruturas: estas também devem fornecer aos seus utilizadores segurança que se obtém pela procura de materiais que possuam, entre outros aspetos, caraterísticas de rugosidade, atrito, acabamento superficial e estética. Este trabalho teve como objetivo conhecer as infraestruturas de mobilidade ativa, assim como compreender o comportamento e evolução das caraterísticas de superfície de um revestimento de pista ciclável. A metodologia compreendeu a recolha da informação relativa à temática, a observação das patologias de superfície conhecidas nas infraestruturas de mobilidade ativa e a criação de um modelo de comportamento simples que simulasse o aparecimento e evolução das patologias num revestimento de uma pista ciclável. Da análise dos resultados, observou-se que a resposta do revestimento é influenciada não só pelo estado do suporte como também pelas condições de aplicação da argamassa de revestimento. Em conclusão, observou-se que a variabilidade de procedimentos associada à obra da infraestrutura é a principal causa da má resposta da infraestrutura quando colocada em serviço onde a rápida evolução das degradações obrigam muitas vezes ao acionamento das garantias por parte dos donos de obra.
julho 22, 2016, 10:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar