Dissertação

A infraestrutura de mobilidade ativa - avaliação de um revestimento superficial EVALUATED

A mobilidade advém da necessidade de um indivíduo se movimentar entre dois locais e denomina-se de ativa quando a deslocação que lhe está associada é feita com recurso a equipamentos não motorizados ou simplesmente com recurso a marcha a pé. Com efeito, é necessário olhar para as infraestruturas de mobilidade ativa da mesma forma como se olha para as restantes infraestruturas: estas também devem fornecer aos seus utilizadores segurança que se obtém pela procura de materiais que possuam, entre outros aspetos, caraterísticas de rugosidade, atrito, acabamento superficial e estética. Este trabalho teve como objetivo conhecer as infraestruturas de mobilidade ativa, assim como compreender o comportamento e evolução das caraterísticas de superfície de um revestimento de pista ciclável. A metodologia compreendeu a recolha da informação relativa à temática, a observação das patologias de superfície conhecidas nas infraestruturas de mobilidade ativa e a criação de um modelo de comportamento simples que simulasse o aparecimento e evolução das patologias num revestimento de uma pista ciclável. Da análise dos resultados, observou-se que a resposta do revestimento é influenciada não só pelo estado do suporte como também pelas condições de aplicação da argamassa de revestimento. Em conclusão, observou-se que a variabilidade de procedimentos associada à obra da infraestrutura é a principal causa da má resposta da infraestrutura quando colocada em serviço onde a rápida evolução das degradações obrigam muitas vezes ao acionamento das garantias por parte dos donos de obra.
mobilidade ativa, mobilidade suave, pistas cicláveis, revestimentos superficiais, caraterísticas de superfície, infraestrutura

julho 22, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar