Dissertação

Comportamento da ligação pilar/capitel para a acção sísmica EVALUATED

As soluções estruturais de pavimentos em laje fungiforme são um dos sistemas estruturais mais correntes em edifícios. A inexistência de vigas neste sistema estrutural conduz à possibilidade de um modo de rotura particular, o punçoamento. O MC 2010 surge com uma abordagem para descrever o comportamento das lajes ao punçoamento, propondo uma teoria, a Critical Shear Crack Theory, baseada em modelos mecânicos. Para acções verticais, o punçoamento centrado está amplamente documentado, sendo o mais abordado em resultados experimentais. Todavia, para acções com carácter cíclico, o comportamento da ligação pilar-laje não está devidamente estudado e documentado. A presente dissertação tem como principal objectivo o estudo e avaliação do comportamento da ligação pilar-laje/capitel. O Eurocódigo 8-1, indica que o sistema pilar-laje fungiforme deverá manter a capacidade de suporte das cargas gravíticas quando sujeito aos deslocamentos impostos pelo sismo. Estudos e ensaios mais recentes indicam que o carregamento gravítico é um factor determinante na capacidade da laje em acomodar as deformações impostas e, logo, da capacidade máxima de drift a que a estrutura estará sujeita. Analisam-se três estruturas, com particularidades distintas ao nível da rigidez lateral, de modo a permitir a avaliação de parâmetros como a capacidade de drift da estrutura e a rigidez lateral no dimensionamento ao punçoamento. Resulta deste trabalho a importância de adoptar armaduras transversais como uma forma de aumentar a ductilidade da ligação pilar-laje (tópico de investigação recente). Ensaios recentes indicam uma melhoria muito significativa da capacidade de deformação e resistência da laje, comparativamente a lajes sem armaduras transversais.
Punçoamento, ligação pilar-capitel, capacidade de drift, carregamento gravítico, armadura transversal, ductilidade

novembro 26, 2015, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel De Matos Noronha da Câmara

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado