Dissertação

A conectividade no contexto do desenvolvimento do conceito de cidade-aeroporto: o caso de estudo do aeroporto de Lisboa EVALUATED

Os aeroportos ao longo do tempo têm sido promotores do desenvolvimento de centros urbanos. A par desta evolução, têm surgido novos conceitos tendo por base não só os serviços fundamentais de um aeroporto, mas também, instalações, serviços e fluxos de receita não-aeronáuticos. Partindo do conceito de cidade-aeroporto, este pode ser interpretado como dependente de quatro macro-factores essenciais, sendo um deles a conectividade do aeroporto. Existe uma grande variedade de estudos que procuraram criar ferramentas de avaliação de conectividade de redes de transporte aéreo. Nesta dissertação é aplicada uma metodologia já anteriormente testada, embora se tenham executado algumas alteração ao processo inicialmente proposto pelos autores. Deste modo é avaliada a qualidade das conexões existentes numa amostra de 32 aeroportos, em termos de centralidade de cada um dos aeroportos, o que permite retirar algumas conclusões quanto ao nível de conectividade presente em cada um deles. O caso de estudo particular refere-se ao aeroporto de Lisboa, numa perspectiva de comparação com aeroportos já considerados cidade-aeroporto. O Aeroporto de Lisboa apresentou boa conectividade, podendo ainda melhorar aspectos tais como, o incremento de volume de passageiros ou o número de voos, levando por sua vez ao aumento de número de conexões e destinos e à possibilidade de melhoria da concentração temporal ou estrutura de sistema de ondas.
Cidade-Aeroporto, Redes de Transporte Aéreo, Conectividade, Aeroporto de Lisboa

julho 27, 2015, 10:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Não Remunerado Docente